Bahia, 18 de julho de 2024 às 09:08 - Escolha o idioma:

Acesso exclusivo da linha BRT-2 ganha câmeras de videomonitoramento


- Crédito da Foto: Andrews Pedra Branca - Publicado em: 5 de janeiro de 2024


Duas novas câmeras de videomonitoramento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) passam a integrar a fiscalização do Centro de Controle Operacional (CCO), no acesso transversal exclusivo a ônibus, das linhas BRT-2, sob o viaduto Georgina Erisman.

De acordo com o governo, a medida visa assegurar o fluxo de nove ônibus, em 4 linhas BRT, nesta via de acesso rápido, que atende 7,5 mil passageiros, diariamente, através do corredor da Avenida João Durval Carneiro.

O secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, enfatizou que “quando o prefeito Colbert Filho determinou a abertura desta via de mobilidade rápida, foi para beneficiar quem precisa de agilidade do transporte público nas viagens entre os deslocamentos de casa para o trabalho e no retorno ao final da jornada”.

O local, diz a Prefeitura, foi sinalizado com placas indicativas, faixas de contenção, conjunto semafórico e painel LED [PMV] orientando sobre o uso exclusivo da via por ônibus. Entretanto, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) constatou que alguns condutores insistiam na prática de manobra arriscada, com conversão em local proibido, as chamadas “roubadinhas”.

Cleudson Almeida, titular da SMT, destacou que, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é classificada como grave, cabendo, também multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos no prontuário. “As ações de fiscalização por videomonitoramento serão intensificadas nesta região”, advertiu o gestor.

Conforme o governo, o novo acesso ampliou de 168 para 220 viagens. Além disso, o deslocamento do usuário, do Centro ao vetor Norte do município, ficou 25 minutos mais rápido. Antes, era necessário percorrer todo o trajeto do corredor BRT-1 Getúlio Vargas e parte da Avenida Noide Cerqueira, ocasionando atrasos no itinerário.