Bahia, 23 de fevereiro de 2024 às 23:42 - Escolha o idioma:

Alagoinhas: Começam os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 1 de dezembro de 2023


A Campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres, no Brasil. Ela é uma adaptação da Campanha Mundial ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’’. Em território nacional, ela acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Em Alagoinhas, as ações se iniciaram na quarta-feira (29) e seguem até o dia 07 de dezembro. No primeiro dia da campanha, que mobiliza diversos atores da sociedade civil e do poder público, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) promoveu um aulão de ginástica, na Praça dos Esportes, e uma oficina de arte e expressão cultural, no CRAM.

“Nós, enquanto SEMAS, temos pensado em diversas atividades que saem da caixinha, em uma maneira singular de como os eventos podem ser construídos”, explicou a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Rhane Paula Moreira

“A violência estagna o corpo, a mente e a alma. Então, a ideia de trazer atividades esportivas e expressivas é como uma forma de expansão de um corpo livre, que sai do processo de violência, que não está cristalizado, mas aberto para viver outras possibilidades de existência. Para que a mulher que vivenciou a situação de violência compreenda que a vida dela não acabou, muito pelo contrário, existem várias possibilidades de recomeço e temos a necessidade de que toda a sociedade esteja junta nesse processo”, finalizou Rhane, reiterando que, em esfera nacional, no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – começam os 21 dias, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

Secom