Bahia, 17 de julho de 2024 às 13:00 - Escolha o idioma:

Após viagens, pessoas que apresentarem sintomas gripais devem realizar teste para covid-19


Publicado em: 9 de janeiro de 2024


As pessoas que apresentarem sintomas gripais, após viajarem ou se reunirem em aglomerações, devem realizar o exame diagnóstico para a covid-19. Em Feira de Santana, o procedimento pode ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais, das 7h às 19h e no Centro de Saúde Especializada (CSE) de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde busca identificar o cenário da cidade para desenvolver estratégias que sejam eficazes no controle da doença. Somente em novembro e dezembro de 2023, 737 casos da covid-19 foram contabilizados.

O exame pode ser feito do primeiro ao décimo dia de sintomas. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, é importante que a população faça a testagem para que a circulação do vírus seja contida em tempo hábil.

“Neste período, é muito comum que as pessoas confundam covid com gripe e outros vírus respiratórios. Além disso, temos muitas pessoas que não tomaram o reforço contra covid através da vacina bivalente, que é mais atualizada e protege contra a variante da Ômicron”, ressaltou.

REFORÇO DA VACINA BIVALENTE

Uma nova dose de reforço contra covid através da vacina bivalente está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 12 anos. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de imunização. Além disso, é necessário ter recebido a última dose há mais de seis meses.

A aplicação é feita nas 104 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira. Desse total, seis são vinculadas ao Programa Saúde na Hora e tem funcionamento ampliado até as 20h30. São elas: USFs Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.

Blog do Velame