Bahia, 13 de junho de 2024 às 17:09 - Escolha o idioma:

Beleza, fé, tradição e criatividade: tapetes de Corpus Christi enfeitam as ruas de Feira de Santana


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 31 de maio de 2024


Como em todos os anos, milhares de fiéis se reuniram em Feira de Santana para celebrar o dia de Corpus Christi. Uma das datas mais importantes da Igreja Católica, uma vez que recorda a instituição da Eucaristia, a solenidade foi marcada por muita fé, emoção e também criatividade.

Ainda era madrugada quando os primeiros voluntários chegaram, vindo das diversas paróquias da Arquidiocese, para iniciar a confecção os tapetes. Alguns dos itens que não podem faltar na preparação são: pó de serra, maravalha, cal, borra de café, pó de borracha, sal colorido e tudo mais que a inspiração permitir.

Entre frases e mensagens de fé, também são sempre presentes símbolos que remetem ao Corpo e Sangue de Cristo, a exemplo do cálice e da hóstia, bem como representações de Nossa Senhora e de cada padroeiro das comunidades.

A jovem Beatriz Silva, de 17 anos, todos os anos faz questão participar da solenidade e colocar a mão na massa. Moradora do Conjunto Renascer, ela saiu de casa às 4h30, rumo à Avenida Getúlio Vargas, para ornamentar o tapete com os jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

“A data de Corpus Christi é de extrema importância para mim, pois como católica, acho um dos momentos mais lindos e importantes que a Igreja nos proporciona. Preparar tudo para Jesus passar, vai muito além de uma data e nos faz relembrar que estamos aqui na Terra para servir ao Senhor. Não importa a hora, não importa o lugar e nem como. É por isso que acordo tão cedo, que vou apressadamente, porque é para servir ao Nosso Deus, em comunhão com os nossos irmãos e toda a Igreja”, destacou.

A programação teve início às 8h30, com a Santa Missa, na praça Padre Ovídio (praça da Matriz), presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro. Em seguida, uma multidão percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, com cantos e louvores, em procissão com o Santíssimo Sacramento.

Blog do Velame