Bahia, 1 de março de 2024 às 13:26 - Escolha o idioma:

Com Lewandowski, Lula quer tom “conciliador” na Justiça e Segurança Pública, dizem fontes


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 9 de janeiro de 2024


Animado com a perspectiva de confirmar Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a interlocutores que quer imprimir um tom “conciliador” no comando da pasta.

A premissa, disse o presidente, vale principalmente para a área de Segurança Pública, considerada atualmente um dos principais desafios da administração petista.

Lula indicou a vários de seus principais auxiliares que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) é mesmo seu escolhido para a vaga que hoje é ocupada por Flávio Dino, indicado para o STF. O convite formal ainda não foi feito, mas a expectativa é de que a sucessão na pasta seja confirmada até o fim desta semana.

Lewandowski vinha indicando nos bastidores alguma resistência à ideia de assumir o ministério. No entanto, fontes próximas do presidente argumentam que o pedido de Lula certamente virá embalado no discurso de que se trata de uma missão.

Seria um convite “irrecusável”, afirmam. Os acenos de Lewandowski nos recados dados por meio de interlocutores nas últimas semanas vieram na mesma direção, segundo fontes ouvidas pela CNN.

Por CNN Brasil