Bahia, 26 de fevereiro de 2024 às 11:59 - Escolha o idioma:

Conheça os sinais de assédio sexual no local de trabalho


Publicado em: 19 de maio de 2018


Por Cristine Souza

Devido à nossa cultura ter sido durante décadas predominantemente masculina, calcada no patriarcado, machista e sexista portanto, frequentemente podemos ter nos deparado com situações explícitas de assédio que não ficaram esclarecidas e, pior ainda, não foram denunciadas.

Mas os tempos são outros e muitas barreiras estão aos poucos sendo derrubadas. Melhor para a sociedade ter a clareza de uma situação de interação entre colegas baseadas no respeito e na transparência.

Infelizmente, muitas mulheres ainda incentivam a prática do assédio, ao permitirem que superiores e colegas, abusem e fiquem impunes, seja por acharem que é “normal” o comportamento masculino, outras por total desconhecimento dos seus direitos trabalhistas, ou não entenderam ainda que assobios, cantadas, recados, mensagens, indiretas, toques e até elogios, podem ocultar(ou simplesmente são) prática de assédio. Todos estes exemplos têm que ser abolidos do ambiente trabalho.

Alguns sinais de assédio que não devem ser tolerados:

1- Invasão do Seu Espaço

Se você trabalha numa mesa, box, caixa, balcão, etc,  nenhuma invasão a seu local específico de trabalho deve acontecer, ninguém deve chegar próximo demais de você atrapalhando suas atividades. Denuncie a seu chefe se ocorrer.

2- Contato Físico Indesejado

Toque no ombro, nos braços, nas costas, ou mais indiscreto ainda, nas pernas ou nádegas, é assédio puro! Denuncie logo. Beijos que não foram combinados, abraços de surpresa, massagens vindas do nada, também é assédio, interrompa, fique longe dos sem-noção antes que esses abusos evoluam para estupro.

3-Seu Chefe Pode Ser o Agressor

Nenhuma promoção deve ser conseguida na base da chantagem. Seu chefe não pode chantagear você para lhe conceder aumento de salário ou qualquer outro tipo de melhoria na sua carreira. Denuncie ao superior dele e preste queixa. Não alimente este comportamento doente.

4- Comportamento Abusivo

Muitos homens são insistentementes desagradáveis, sexistas e machistas, seja quando contam piadas, fazem comentários grosseiros (sobre mulher e menstruação por exemplo) , no envio de mensagens, etc. Recuse estes comportamentos logo.

 

5- Detalhes de Outros Assédios

Brincadeiras sexistas com outros colegas é assédio, assobios despropositados, barulhos esquisitos, olhadas insistentes, telefonemas sem contexto de trabalho, elogios desmedidos, e até presentes inadequados – como lingerie – são claros sinais de assédio, isso não pode ocorrer em ambiente de trabalho.

Não estimule, não favoreça, não se intimide, reclame logo, em qualquer ma destas situações que foram ditas acima. Quando ocorrer, diga claramente: – Fulano, gostaria que você não colocasse mais sua mão no meu ombro. Se a situação persistir avise que vai levar a seu superior. Assédio sexual no ambiente de trabalho é crime.

Em outros ambientes também é crime e depois falaremos deles e de outros tipos de assédio, mas o importante é desde cedo bloquear estes comportamentos, não dar qualquer tipo de iniciativa. Alerte e avise a suas amigas e conhecidas, suas primas, sobrinhas, irmãs, mães, vizinhas, colegas. Chega de assédio!

Por Cristine Souza