Bahia, 20 de janeiro de 2025 às 01:54 - Escolha o idioma:

”Feira precisa de uma representante negra na Câmara”, diz Urania Santa Barbara


- Crédito da Foto: Divulgação/Ascom - Publicado em: 5 de agosto de 2024


Filha de Ivannide Santana Barbara, militante histórica feirense, a candidata quer seguir o legado de sua mãe na política.

 

Em Convenção Partidária realizada na tarde de sábado (3) pela coligação União por Feira, foi homologada a candidatura de Urania Santa Barbara pelo PT e quer se tornar a primeira mulher negra vereadora do município de Feira Santana. “Como uma cidade de maioria negra, não conseguiu eleger em 191 anos uma mulher negra para ocupar uma cadeira no poder legislativo?” questionou.

Filha de Ivannide Santa Barbara, mulher negra, militante histórica e uma figura pioneira na política feirense, Urania segue os passos de sua mãe. “Assumi esse papel com o compromisso de defender uma luta coletiva, afinal, aprendi política dentro de casa. Mulheres negras movem o mundo e são, em nosso país, responsáveis por estruturas essenciais à sustentação de uma sociedade. Portanto, o nosso lugar é também na política”, disse a candidata. “Feira precisa de uma representante negra que tenha voz ativa e um projeto progressista”, enfatizou.

Trajetória profissional e política

Formada em Letras Vernáculas pela Uefs e mestrado em Estudos Linguísticos, Urania é militante do PT desde os 16 anos. Seu engajamento em movimentos como o Movimento Negro Unificado e a Frente Negra Feirense (MNU/FRENEFE), evidenciam seu compromisso com a luta por igualdade e justiça social.

Destaca-se como uma personalidade presente na cena cultural de Feira de Santana. Desde sua participação como rainha de blocos afros até sua atuação como defensora das manifestações culturais afro-brasileiras.

Foi professora do curso de Pedagogia, onde contribuiu com a formação de profissionais da educação na cidade e região. Como empreendedora, foi trancista e também deixou sua marca ao abrir um espaço inovador de acompanhamento escolar. Atualmente, ela está licenciada do cargo de assessora de Gabinete da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado para assumir a candidatura para vereança em Feira de Santana, trazendo uma bagagem de experiência e comprometimento com a educação, cultura e direitos humanos.