Bahia, 22 de maio de 2024 às 08:33 - Escolha o idioma:

Forte terremoto deixa 9 mortos e mais de 800 feridos em Taiwan


- Crédito da Foto: Reprodução - Publicado em: 4 de abril de 2024


Um terremoto de magnitude 7,7 resultou na morte de nove pessoas e deixou mais de 800 feridos, na manhã desta quarta-feira (3), em Taiwan. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas, mas estes foram cancelados três horas depois.

Segundo a imprensa local, este é o abalo sísmico mais forte registrado em Taiwan, nos últimos 25 anos. Conforme a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu na costa Leste da ilha asiática.

Por causa do terremoto, pelo menos 26 edifícios desabaram, mais da metade deles está situada na cidade de Hualien. Autoridades locais informaram que 77 pessoas ficaram presas entre os escombros.

Além disso, outras 50 pessoas estão desaparecidas, sendo a maioria turista. As vítimas estavam em quatro microônibus. Na capital, Taipei, muitos moradores ficaram sem energia elétrica. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra passageiros assustados dentro do metrô.

A intensidade do tremor de terra foi tão grande que o sismo acabou sendo sentido em diversas cidades da costa da China, incluindo Xangai.

MORTOS – Em Taiwan, quatro dos nove mortos estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, nas proximidades do epicentro do tremor, a cerca de 150 quilômetros da capital.

O terremoto, diz a Agência Meteorológica japonesa, ocorreu a apenas 15,5 quilômetros da superfície. Isto explicaria o alto poder destrutivo do abalo. Equipes de resgate trabalham para retirar as vítimas dos escombros. O governo de Taiwan estima que haja 821 feridos.

O terremoto causou, ainda, diversos deslizamentos de terra. Em Taipei, carros foram obrigados a parar nas rodovias. Os veículos chegaram a balançar nas pistas.

De acordo com o portal de notícias g1, um brasileiro estava no país, no momento em que o tremor de terra começou. Ele registrou o momento em que móveis e objetos de seu apartamento começaram a se movem. Ele precisou deixar a casa.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos destacou que, além do tremor principal, pelo menos 10 réplicas, com magnitude acima de 5,0, foram sentidas na região, nas horas que se seguiram.

Conforme a agência oficial de notícias de Taiwan, um terremoto tão forte só havia sido registrado em 1999, quando um sismo provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.