Bahia, 22 de maio de 2024 às 07:20 - Escolha o idioma:

Governador insiste em ‘pacto com o governo federal’ contra crime organizado na Bahia


- Crédito da Foto:  Jamile Amine/bahia.ba - Publicado em: 15 de abril de 2024


“A gente quer dialogar com o governo federal para operar com mais força, com mais inteligência a partir de uma parceria”

 

 

“No esforço” de combater o crescimento do crime organizado na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) diz que terá “em breve” uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para apesentar um relatório das ações de sua gestão e buscar apoio da União.

“Não tive nenhuma reunião com o novo ministro ainda. Trocou de ministro, nós temos que ir lá renovar o nosso pacto, vamos renovar aquilo que a gente combinou com o (ex) ministro Flávio Dino. A SSP (Secretaria de Segurança Pública da Bahia) apresentou uma proposta, a gente trabalhou e nós apresentamos um plano ao Flávio Dino”, que deixou a pasta para ocupar uma cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição exatamente a Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente e assumiu o cargo deixado por Dino no governo Lula.

O governador entregou na manhã desta segunda-feira 84 novas viaturas à Polícia Militar, em cerimônia na Lagoa do Abaeté, e afirmou que a ação integra o programa ‘Bahia pela Paz’, o qual, segundo ele, será apresentado ao ministro da Justiça. Jerônimo Rodrigues disse também que “o governo da Bahia está fazendo o seu dever de casa.”

“A gente quer dialogar com o governo federal para operar com mais força, com mais inteligência a partir de uma parceria. Então, é pegar o plano, atualizar e renovar com o novo ministro Lewandowski. “Ouvimos tanto Geraldo Júnior, quanto Marcelo Werner (titular da SSP) e o coronel Coutinho (comante-geral da Polícia Militar da Bahia) explicitar que isso aqui (entrega de viaturas) não é uma ação destoada do Bahia pela Paz. Segurança pública não é apenas armas ou viaturas, é o conjunto de ações”, disse o governador.

Bahia.ba