Bahia, 18 de julho de 2024 às 08:14 - Escolha o idioma:

Governador visita Bahia Farm Show e lança nova etapa do programa de agricultura de baixo carbono


- Crédito da Foto: Feijão Almeida/Gov-BA - Publicado em: 12 de junho de 2024


Evento acontece no oeste baiano até sábado (15)

 

 

O primeiro dia da 18ª edição da Bahia Farm Show, maior vitrine do agronegócio do norte/nordeste e uma das maiores feiras do Brasil em volume de negócios, movimentou Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, na terça-feira (11). Até sábado (15), diversas oportunidades serão oferecidas por empresas privadas e órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Desenbahia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou a feira e destacou a importância da junção de esforços em benefício do setor e da Bahia. O evento é organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia e Assomiba.

“Uma semana de evento, de comercialização, de divulgação, de tecnologia, de extensão. Eu quero parabenizar a Aiba, quero parabenizar a Abapa também, que promoveu algumas agendas aqui e percorri toda a feira, vi a quantidade de expositores e a sua qualidade, de tecnologias, de banco, de produtos e vejo que realmente, a cada ano, a Bahia Farm Show se credencia como um espaço de negócios, de tecnologia”, destacou o governador.

Entregas e assinaturas

Além de visitar diversos expositores, o Jerônimo esteve nos stands do Governo e entregou cinco veículos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para fiscalização. A Desenbahia, que está presente na feira mobilizando ampla equipe técnica, composta de analistas de crédito, analistas de cadastro e gerentes de desenvolvimento, buscando agilizar os negócios captados durante o evento. Serão disponibilizadas linhas de financiamento para investimentos em aumento da produção, modernização das instalações, compra de máquinas e equipamentos, inclusive importados. Podem solicitar crédito os produtores rurais, tanto pessoa física, quanto jurídica.

O governador também autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a publicar edital de licitação para recuperação da BA- 592/estrada da linha da produção, no trecho do entroncamento da BR-349 – do Km 0 ao KM 12- e km 37 ao km 509, trecho de Jaborandi. O investimento é da ordem de R$ 25.900.513,51.

Pedra Fundamental

O governador participou do lançamento da Pedra Fundamental da nova sede e Centro de Análise de Fibras da Abapa, dentro do Complexo Bahia Farm Show. Com previsão de conclusão dos serviços para o final de outubro de 2024, o novo laboratório possibilitará o aumento da capacidade de classificação da fibra dos produtores associados da entidade.

Plano ABC+ Bahia

Durante a passagem pela Bahia Farm Show, o Governo do Estado lançou a segunda etapa do Plano ABC+ Bahia. Executado pela Seagri, o plano de agricultura de baixa emissão de carbono será executado a partir da experiência da primeira fase, ocorrida entre 2010 e 2020, quando foi possível realizar atualizações e mensurar novas metas até 2030. Trata-se de uma iniciativa estratégica do Governo da Bahia, em articulação com instituições do setor público e privado.

O plano incentiva os produtores a adotarem práticas sustentáveis que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, aumentando a produtividade e conservando os recursos naturais com tecnologias sustentáveis, como plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e a integração lavoura-pecuária-floresta. O produtor cuida do meio ambiente e, ao mesmo tempo, garante a evolução do seu plantio e o crescimento da receita.