Bahia, 13 de junho de 2024 às 18:02 - Escolha o idioma:

Hospital Clériston Andrade inaugura espaço destinado ao cuidado e bem-estar dos funcionários


Publicado em: 29 de maio de 2024


O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) deu um passo significativo na valorização dos seus servidores com a inauguração do novo espaço do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST). O evento, realizado na segunda-feira (27), contou com a presença de autoridades como a diretora-geral Cristiana França, a diretora-médica Hélvia Fagundes, o diretor-administrativo Caio Ferreira, a diretora de enfermagem Tayse Moura, a diretora de gestão de pessoas Patrícia Oliveira, o deputado federal Zé Neto, além de servidores da unidade.

Este espaço, projetado para proporcionar conforto, acolhimento e privacidade, visa promover o equilíbrio físico, mental e emocional dos funcionários através de uma ampla gama de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Entre as terapias oferecidas estão auriculoterapia, reflexologia podal, ventosaterapia, aromaterapia, massagem terapêutica, reiki, cromoterapia, yoga, pilates e acupuntura.

Ivani Araújo, enfermeira e coordenadora do SIAST, destacou a importância da abordagem colaborativa do serviço. “Trabalhamos com práticas integrativas, onde os servidores que apresentam algum mal-estar e solicitam o serviço recebem atendimento. Observamos uma redução significativa no número de atestados médicos por conta dos serviços e acompanhamentos oferecidos pelo SIAST”, afirmou Ivani.

A nova estrutura conta com um consultório médico, uma sala destinada ao cuidado, um consultório de psicologia, e uma sala de atendimento coletivo para atividades como yoga, pilates e outros projetos da psicologia. Além disso, há três salas administrativas: recepção, coordenação e sala operacional. Cristiana França, diretora-geral do HGCA, enfatizou a importância de cuidar dos cuidadores. “Os profissionais de saúde enfrentam uma rotina exaustiva e estressante. Cuidar da saúde física e mental desses profissionais é fundamental para garantir que eles possam continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos nossos pacientes. O novo espaço do SIAST representa nosso compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos.”

Segundo Ivani Araujo, o novo espaço foi planejado para oferecer um atendimento integral, abordando aspectos físicos e psicológicos. Atendimentos individuais e coletivos são realizados com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e integrativas, como yoga e pilates, que promovem flexibilidade, alongamento e bem-estar geral. “O nosso objetivo é proporcionar conforto, cuidado e acolhimento a todos os funcionários. Nosso combustível é ver cada trabalhador que entra aqui com a feição abatida e que ele sai depois do nosso atendimento mais leve, com sorriso no rosto e agradecido pelo nosso trabalho. Esta nova estrutura é um marco na atenção integral ao trabalhador, abrangendo assistência física, psicológica, prevenindo o adoecimento e promovendo a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores”, concluiu Ivani Araújo.