Bahia, 18 de julho de 2024 às 09:07 - Escolha o idioma:

Hospital Costa das Baleias será entregue ainda no primeiro trimestre de 2024


- Crédito da Foto: Divulgação/Sesab-GOV-BA - Publicado em: 5 de janeiro de 2024


Estruturado com perfil de Hospital Geral de Referência Macrorregional, o HECB contará com 216 leitos, sendo 30 de UTI, e vai funcionar com oferta de serviços 100% via SUS

 

 

O trabalho para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, segue intenso. A unidade do Governo da Bahia, que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e será entregue ainda no primeiro trimestre de 2024, já recebeu parte dos equipamentos que serão utilizados pela equipe de saúde e pela população.

Estruturado com perfil de Hospital Geral de Referência Macrorregional, o HECB contará com 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), com pacientes admitidos através da Central Estadual de Regulação.

“Tenho acompanhado a chegada dos equipamentos e a finalização das obras do Costa das Baleias. A nossa expectativa de entregar esse equipamento de alta tecnologia e ver a melhoria na assistência à saúde da população da região só cresce na medida em que vemos o hospital ficando pronto”, afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana. “O Costa das Baleias será uma referência para o Extremo Sul da Bahia e contribuirá decisivamente para a nossa estratégia de regionalização da saúde”, explica.

Ao todo, seis caminhões de equipamentos foram descarregados no hospital, inclusive durante as festividades de fim de ano. Macas, camas, autoclaves, aparelhos de raio-x, armários, cabine de segurança biológica, entre outros equipamentos médicos e mobiliário, já estão na unidade.

O Costa das Baleias, que irá ampliar a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e a Rede de Atenção às Urgências do Estado, teve um investimento de mais de R$ 150 milhões somente nas obras físicas e terá atendimento e diagnóstico nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria e saúde mental, entre outras, e contará com modernos equipamentos para exames de diagnóstico como ressonância magnética, mamografia, angiografia e raio-x.