Bahia, 22 de maio de 2024 às 07:46 - Escolha o idioma:

Imigrantes venezuelanos desembarcam em Manaus em voo da FAB


Publicado em: 4 de maio de 2018


 

Venezuelanos serão levados para três abrigos mantidos pela Igreja Católica na capital.

 Um grupo de 164 imigrantes venezuelanos que deixou o país de origem por conta da crise econômica e a falta de alimentos desembarcou em Manaus nesta sexta-feira (4). Os imigrantes chegaram na capital amazonense em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles estavam em Boa Vista e Pacaraima (RR).

Por volta das 9h20 (10h20 pelo horário de Brasília), a aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, na Zona Oeste.

Ao todo, 233 imigrantes venezuelanos estavam a bordo, sendo que 164 desembarcaram em Manaus e 69 serão levados para São Paulo.

Esse foi o segundo deslocamento de venezuelanos de Roraima para outros estados brasileiros no processo de interiorização dos imigrantes, que realizado pelo Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa busca ajudar venezuelanos a procurar novas oportunidades em outras localidades do Brasil. Todos os imigrantes que aceitam participar da interiorização passam por exame de saúde, são imunizados, abrigados na cidade de destino e acompanhados em abrigos.

Em Manaus, os imigrantes venezuelanos serão levados para três abrigos mantidos pela Igreja Católica.

A primeira fase foi realizada em 5 e 6 de abril, quando 265 venezuelanos foram levados para São Paulo (199) e Cuiabá (66).

envio de refugiados venezuelanos para o estado foi anunciado em fevereiro, pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Conforme o governo federal, Amazonas e São Paulo serão os primeiros estados brasileiros a receberem refugiados venezuelanos que estão alojados em Roraima. A iniciativa visa descentralizar o fluxo de imigrantes no local.

Por Adneison Severiano, G1 AM