Bahia, 11 de dezembro de 2024 às 10:01 - Escolha o idioma:

Lewandowski sugere integração dos estados do Nordeste para reduzir criminalidade


- Crédito da Foto: Isaac Amorim/MJSP - Publicado em: 24 de julho de 2024


A Bahia foi o segundo estado com mais mortes violentas intencionais no Anuário, ficando atrás apenas do Amapá

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) organizou uma reunião na quarta-feira (24) com representantes de todos os estados do Nordeste, região que se destacou com números altos de assassinatos e roubos. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se sentou ao lado de Lewandowski durante a reunião com os secretários de segurança pública, que aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília .

O encontro ocorre uma semana após a divulgação dos dados da criminalidade no país no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A estratégia do ministro Ricardo Lewandowski é promover uma maior integração dos estados do Nordeste, fortalecendo ações integradas, compartilhamento de inteligência e estratégias conjuntas de combate à criminalidade.

Bahia – Pelo segundo ano consecutivo, a Bahia foi o segundo estado com mais mortes violentas intencionais no Anuário, ficando atrás apenas do Amapá.

Entre as 10 cidades mais violentas do país, sete são de estados do Nordeste, sendo seis da Bahia e uma do Ceará. Além da Bahia, Pernambuco e Sergipe se destacam entre as cidades com mais homicídios e mais mortes em ações policiais.

Das cinco cidades com mais ocorrências de roubo e furto de celular, três delas são do nordeste: Teresina (PI), Salvador (BA) e Lauro de Freitas (BA).