Bahia, 26 de fevereiro de 2024 às 12:35 - Escolha o idioma:

Lula e Janja querem emplacar Anielle Franco como vice de Eduardo Paes no Rio de Janeiro


- Crédito da Foto: Ricardo Stuckert / PR - Publicado em: 3 de janeiro de 2024


Prefeito, no entanto, tem dito que ainda é muito cedo para discussão sobre a chapa

 

Além da movimentação pelo retorno de Marta Suplicy ao PT para disputar com Guilherme Boulos (PSol) a Prefeitura de São Paulo, em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também está de olho nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Conforme relatou um aliado de longa data de Lula à equipe de Malu Gaspar, no O Globo, o mandatário contou que gostaria de emplacar a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como vice de Eduardo Paes (PSD-RJ) na disputa pela Prefeitura do Rio.

Segundo a publicação, o PT reivindica a vaga, enquanto o prefeito carioca resiste a escolher um nome fora de seu grupo político e costuma dizer que ainda é muito cedo para essa discussão. Ele, no entanto, avalia que o fato de ter como principal opositor o deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem (PL) deve pesar por uma chapa mais à direita e não o contrário.

De acordo com outra fonte petista mais próxima à política do Rio, a primeira-dama Janja da Silva é a principal incentivadora da indicação de Anielle, ministra que, por sua vez, confirmou que deve se filiar ao PT no início de 2024.

“Meu desejo de filiação ao PT sempre existiu e esteve no meu horizonte nos últimos anos”, disse ela. “Sobre candidatura, estou ministra do presidente Lula e do Brasil com muita honra. Minha atuação teve um primeiro ano de muitas entregas, e estou orgulhosa”, pontuou, se esquivado de resposta sobre possibilidade de ser vice de Paes e também sobre o apoio de Lula e Janja.

Procuradas pela coluna, lideranças do PT do Rio de Janeiro se disseram surpresas ao serem questionadas sobre o desejo do presidente de emplacar a irmã de Marielle Franco, visto que a regional do partido já trabalha em outros nomes para a vice de Eduardo Paes.

Dentre os cotados estão três secretários do prefeito: Diego Zeidan (Desenvolvimento Econômico Solidário), filho do deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá com a deputada estadual Zeidan (PT); Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima) e Adilson Pires (Assistência Social), que já foi vice de Paes entre 2013 e 2017, durante o segundo mandato do prefeito.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e atual secretário de Assuntos Federativos do governo Lula, André Ceciliano, também é lembrado pela cúpula do PT fluminense.

Bahia.ba