Bahia, 11 de dezembro de 2024 às 09:18 - Escolha o idioma:

Moraes acolhe pedido para investigar prefeito bolsonarista que propôs colocá-lo na guilhotina


- Crédito da Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Publicado em: 30 de julho de 2024


Solicitação foi encaminhada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na sexta-feira (26)

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acolheu o pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar o prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin, por incitação ao crime após o chefe do Executivo municipal propor homenagear o magistrado com uma guilhotina.

“Tramitam no Supremo Tribunal Federal apurações sobre a existência de organização criminosa responsável por ataques sistemáticos aos seus adversários, ao sistema eleitoral e às instituições públicas, por meio da propagação de notícias falsas e estímulo à violência contra autoridades da República”, disse a PGR em nota.

O pedido, encaminhado pela Procuradoria-Geral da República na sexta-feira (26) foi aceito por Moraes na segunda-feira (29). Agora, o caso será encaminhado para a Polícia Federal (PF). A corporação terá 16 dias para realizar as investigações e apresentar um relatório à Corte.

No parecer, Moraes enfatizou a gravidade da conduta do prefeito e a necessidade de uma apuração rigorosa sobre o caso.

O PGR Paulo Gonet Branco requereu ainda que Fabiano Feltrin seja convocado para prestar depoimento. Em nota, o prefeito alegou que “é inadequada qualquer alusão a atos de violência” sobre a homenagem proposta.