Bahia, 29 de fevereiro de 2024 às 22:06 - Escolha o idioma:

Morre Waldir Pires


Publicado em: 22 de junho de 2018


Morre aos 91 anos o ex governador da Bahia Waldir Pires

Filho do Sr. José Pires de Souza, ex seminarista  e coletor de impostos e dona Lucíola Figueiredo Pires de Souza, passou a infância em Amargosa onde estudou o primário. Cursou o ginasial no Colégio Clemente Caldas na cidade de Nazaré, onde, aos 15 anos, a fim de obter recursos para fazer o curso preparatório para faculdade em Salvador, deu aulas de datilografia a convite do diretor do Colégio, Anísio Melhor, que lhe permitiu ainda utilizar uma das salas para ministrar aulas particulares de latim, matéria que havia se tornado obrigatória com a Reforma Capanema. Aos 16 anos, com os recursos ganhos, muda para Salvado. ingressou na Faculdade de Direito, ao final do curso, foi escolhido o Orador de sua turma, cuja formatura marcou a solenidade de inauguração do Fórum Ruy Barbosa. Sempre militou na política .

Ainda estudante fez parte da UNE – União dos Estudantes da Bahia -entidade na época existente, liderou o movimento Antinazista.

Em 2008 foi condecorado com o Título de Cidadão Benemérito da liberdade e da justiça social João Mangabeira, concedido a brasileiros, reconhecidamente dedicados as causas nobre, humanas e sociais que tenham resultados no desenvolvimento políticos e sócio-econômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas.

Foi governador da Bahia e Ministro da Previdência Social.

Em 2012 foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos pelo PT