Bahia, 18 de junho de 2024 às 18:08 - Escolha o idioma:

Mulheres Poderosas Sem Nenhuma Maquiagem Brilham No Cinema


Publicado em: 6 de fevereiro de 2018


 

 

 

Breve teremos o Oscar e o Globo de Ouro já deu umas pinceladas no que pode ocorrer na maior premiação cinematográfica do planeta. Na categoria melhor atriz por drama vai concorrer , dentre outras candidatas, a atriz veterana Frances Mc Dormand. A atriz, vencedora da mesma categoria no Globo de Ouro, tem um carisma próprio e filmografia intensa.

Nada a ver com as grandes beldades de Hollywood e ele  não transparece que se importa com isso. A competência como excelente atriz está à frente de qualquer estereótipo de beleza. Frances McDormand já ganhou um Oscar, em 1997 pelo filme “Fargo”. Longe dos excessos que a mídia tem como imprescindível – os quilos de maquiagem, recursos de foto, produções exageradas, etc – a atriz dá um show.

O filme que lhe rendeu o Globo de Ouro é “Três anúncios para um Crime”. No drama, a atriz representa uma mãe engajada na busca da verdade sobre a morte de sua filha. Frances McDormand concorreu com atrizes de peso também, mas destacou-se, brilhou e venceu e com certeza é a grande favorita ao Oscar de melhor atriz de drama.

“Três Anúncios Para Um Crime” também é um dos favoritos ao oscar de melhor filme. A torcida vai ser apertada. O filme  em que a atriz é a protagonista trata de dor, perda, raiva, busca da justiça e emoções típicas da vida humana, que pouco a pouco estão sendo postos de lado, em favorecimento de uma falsa vida de consumismo, materialismo,  menosprezo pelos sentimentos do outro e desprezo pela justiça.

Empoderamento da mulher se dá em várias situações e contextos, como o protagonismo em papeis centrais num dos ramos mais rentáveis do entretenimento, a indústria cinematográfica. Há alguns anos papeis com mulheres fortes, donas de suas trajetórias de vida e do poder em cuidar de si e de sua família, tem ocupado mais espaços nas salas de cinema de todo o mundo e só podemos bater palmas àquelas que as  representam, muitas vezes sem usar quase nenhuma maquiagem.

Por Cristine Souza