Bahia, 29 de abril de 2024 às 01:56 - Escolha o idioma:

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 


- Crédito da Foto: Ney Silva/Acorda Cidade - Publicado em: 6 de março de 2024


A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano passado.

 

No domingo (3), a sociedade de Feira de Santana, principalmente a classe artística, abre a semana com uma grande novidade. Uma nova exposição no Museu Regional de Arte (MRA) volta a reabrir os portões pela Rua Conselheiro Franco, no centro da cidade. A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano passado. 

O museu é um órgão ligado ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Desde 2014, o acesso à unidade foi fechado para uma reforma e com o retorno em 2015, a entrada ficou sendo realizada pelo Cuca. Segundo a administração do MRA, os portões da frente permaneceram fechados por um longo período, por falta de agentes de segurança.

A coordenadora do MRA, Flávia Borges, falou sobre a importância de ter esse acesso frontal aberto para instigar as pessoas a entrarem no museu. Além de dar visibilidade e reconhecimento a cultura e a arte, os portões abertos convidam a população e disponibiliza para que o acesso seja cada vez mais incentivado.

Flávia Borges | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Daqui para frente estaremos com a nossa casa aberta também pela Rua Conselheiro Franco e isso foi uma vitória. Na verdade, uma solicitação para a nossa universidade e com a campanha dos artistas feirenses, isso potencializou essa conquista. E quem ganha com isso é o povo que tem o acesso mais completo para adentrar e contemplar a arte da nossa cidade”, declarou ao Acorda Cidade.

Muitos artistas compareceram para a reabertura dos portões frontais nesta manhã. O artista plástico e professor José Arcanjo, que encabeçou o movimento, também foi prestigiar o lançamento.

José Arcanjo no centro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nova Exposição 

O primeiro lançamento de 2024 traz a Mostra Tríade – Um Passeio pelas Representações Femininas no MRA. Grandes nomes entre artistas regionais e nacionais estão marcados na exposição, como Tomie Ohtake, Eliana Kertész e Graça Ramos.

“Nessa mostra, nós estamos fazendo uma homenagem às mulheres, já que estamos no mês da mulher, apresentando a coleção inglesa doada pelo comunicador Assis Chateaubriand na fundação do museu, onde também podemos contemplar muitas representações femininas nesta grande coleção. Além disso, estamos apresentando um recorte feminino nas coleções modernas e contemporâneas do museu, com obras de artistas nacionais, baianas e feirenses”, completou Flávia Borges.

Criado na década de 60 por Assis Chateaubriand, o MRA tem um acervo com aproximadamente 300 obras doadas por ele na fundação do museu. O comunicador também criou o Masp em São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea de Recife. Seu objetivo era democratizar a arte no interior do país.