Bahia, 14 de agosto de 2022 às 08:45 - Escolha o idioma: pt Português

Oscar e Alopecia


Publicado em: 30 de março de 2022


A doença e sofrimento alheio nunca devem servir de motivos para “piadas”. Infelizmente, não foi o que se viu na cerimônia do Oscar no último domingo. O comediante Chris Rock foi bastante infeliz em seu posicionamento quanto a Jade Smith, que sofre de uma alopecia e, decidiu optar por raspar seus cabelos.

E você sabe o que é alopecia?

Alopecia é um termo genérico para retratar uma condição em que há perda dos cabelos. Existem diversos tipos de alopecia, dentre elas, a alopecia areata que muito provavelmente pode ser o tipo de alopecia que a Jade Smith apresenta.

Ela é uma doença inflamatória auto-imune que acomete os pelos, levando a falhas circulares sem cabelos no couro cabeludo formando uma ou mais placas (Alopecia Areata em Placas que é a forma mais comum). Nos homens podemos observar também área de falhas de pelos na barba.

Alguns pacientes podem apresentar quadros mais extensos, como queda dos cabelos de todo couro cabeludo (Alopecia Areata Total) ou até mesmo de todos os pelos do corpo (Alopecia Areata Universal). O diagnóstico, de um modo geral, é clínico e feito após avaliação com um médico dermatologista e o tratamento vai variar de acordo com a extensão da doença.

Dra. Brenda Soares
Dermatologista