Bahia, 1 de março de 2024 às 15:46 - Escolha o idioma:

PP não trabalha com Leão fora da chapa, apesar do ‘fogo amigo’ para criar tensão


Publicado em: 15 de janeiro de 2018


Por Fernando Duarte

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O PP da Bahia não trabalha com hipótese diferente de manter João Leão como vice na chapa do governador Rui Costa. A declaração vem de integrantes da direção do partido, que tratam como “fogo amigo” as tentativas de aproximar o grupo político progressista do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

Apesar da proximidade entre membros da bancada do PP com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ainda não são feitas tratativas para aproximar o partido do DEM na Bahia. Não oficialmente. Nos círculos de conversa, todavia, os interlocutores admitem manter uma boa relação – tanto do lado de Neto quanto do lado do PP.

A recente defesa da candidatura de Rodrigo Maia pelo filho do vice-governador, Cacá Leão, é um exemplo das “boas relações” entre os dois partidos. No entanto, isso não significa que ambos sairão juntos nas eleições de 2018. O PP cultivou, ao longo dos últimos anos, uma relação de confiança com Rui e, apesar de tensões recentes entre deputados e o governador, não existem sinais claros de que o afastamento vai acontecer sem razão específica.

Para manter o PP calmo, Rui só precisa fazer o feijão com arroz: cozinhar em banho-maria a permanência de Leão e, ao final, manter o partido na chapa, independente do atual vice ser o nome indicado pela legenda. E o governador tem mais razões para permanecer com a sigla ao seu lado do que mera fidelidade.

O PP é o segundo maior partido em número de prefeituras e rifá-lo do processo é colocar um risco desnecessário no processo eleitoral – caso PP e PSD continuem aliados de Rui, a chapa majoritária do petista teria mais prefeituras do que as siglas mais robustas da oposição. Por que Rui daria chance ao azar?

Outra coisa que vai alimentar o debate político é a lógica do boato a favor não se nega. Qualquer processo de atração feita pelo prefeito ACM Neto vai valorizar mais o passe do PP, que se cacifa mais para manter-se ao lado de Rui. Se o PSD era a noiva cobiçada do processo eleitoral da Bahia, o PP não fica muito atrás. É a amante de luxo que a esposa do governador não tem razões para sentir ciúmes.

http://www.bahianoticias.com.br/noticia/216982-pp-nao-trabalha-com-leao-fora-da-chapa-apesar-do-fogo-amigo-para-criar-tensao.html