Bahia, 26 de fevereiro de 2024 às 12:10 - Escolha o idioma:

Praças, parques e ciclovias são opção de lazer do feirense nas férias


- Crédito da Foto: Ilustração - Publicado em: 19 de janeiro de 2024


 
 

O mês de janeiro é aquele mês característico de férias e descanso merecidos para muita gente. E para não ficar entediado em casa, o que não falta são opções de lazer gratuitas para se divertir e aproveitar ao máximo o tempo livre. Tem parque, ciclovias e áreas livres para praticar exercícios físicos ou andar de bike, museu com exposições artísticas e planetário imersivo, praça com brinquedos infantis e muito mais.

A Prefeitura de Feira de Santana separou quatro sugestões de lazer onde toda família pode se reunir e aproveitar a natureza, fazer aquele piquenique ou unir conhecimento e entretenimento.

A começar pelo Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa), localizado às margens da av. José Falcão – uma das principais avenidas da cidade – e que é uma ótima opção para um dia de lazer com os amigos ou a família. É possível realizar piqueniques, caminhar, andar de bicicleta, alimentar os animais e deixar a criançada se divertir no parquinho.

O local possui ainda pista de cooper, via para ciclistas, Academia da Saúde com educador físico e dois quiosques para convivência social. De férias do trabalho, o empreendedor Victor Suzart aproveitou o dia de folga para levar a filha para brincar no Parque da Lagoa. “Ela adora esse lugar. Fica encantada com os animais na beira do lago”, conta.

O Parque da Lagoa também é o preferido da estudante Yasmin Lopes, que gosta de pedalar no parque e destaca a segurança do local promovida pela Guarda Municipal. “O parque é amplo e possui um excelente espaço para andar de bike. Acho muito mais seguro pedalar aqui”, disse.

E para os amantes de bike que preferem circular em uma área segura, tem duas ciclovias destinadas para essa atividade nas avenidas Noide Cerqueira e Francisco Fraga Maia. São 7,5 km e 2,2 km de extensão respectivamente.

O terceiro local sugerido é o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, localizado no bairro São João – próximo ao Boulevard Shopping. O Parque do Saber, como é popularmente conhecido, possui um salão para exposições, concertos, congressos, teleconferências e performances teatrais, e também um planetário que possibilita aos visitantes uma projeção imersiva.

Neste período de férias, do dia 16 e a 31 de janeiro, tem programação especial aberta ao público de terça a sábado, sempre às 15h – importante chegar com antecedência. A sessão será surpresa e o filme escolhido a depender do público e faixa etária do dia.

Além disso, o visitante também pode apreciar algumas exposições artísticas, como a do multi-instrumentista Zé das Congas, que expõe a variedade de instrumentos criados por ele. O Museu Parque do Saber funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados abre a partir das 14h.

Pra encerrar o roteiro de sugestões, as praças públicas são uma ótima alternativa para adultos, crianças e até mesmo idosos. Nestes locais é possível jogar uma partida de futebol, convidar as amigas para um bate-papo ou jogos de tabuleiro e dominó, caminhar ou pedalar, e aproveitar a natureza. Algumas dessas praças possuem até parquinho infantil.

A praça Luís Eduardo Magalhães, localizada no bairro Jomafa, é ideal para passar a tarde batendo um papo. A praça é bem ampla e conta com parquinho para as crianças, espaço para caminhada, convivência e prática de exercícios. (Secom)