Bahia, 11 de dezembro de 2024 às 10:46 - Escolha o idioma:

Prefeitura de Feira gasta R$ 43 milhões em novo prédio da Secretária de Educação; construção está em fase final


Publicado em: 4 de novembro de 2024


Com investimento de R$ 43 milhões, a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana está prestes a concluir as obras do novo prédio sede. O projeto, que está com mais de 95% das obras concluídas, promete modernidade, acessibilidade e sustentabilidade, centralizando diversos serviços educacionais e administrativos. A nova estrutura tem aproximadamente 6.000 m² de área construída, traz um conjunto de inovações pensadas para otimizar as atividades da secretaria. Segundo a secretária de Educação, Anaci Paim, a obra avança rapidamente.

“Desde a última vez que estive lá, no dia 18 de outubro, o avanço tem sido impressionante. Todos os andares estão praticamente finalizados, com as salas prontas, necessitando apenas de limpeza e aplicação de resina. Os elevadores já foram instalados e estão funcionando, protegidos por uma película de proteção que será removida apenas após a entrega do prédio”, relata Anaci Paim.

O novo prédio dispõe de uma estrutura que atenderá tanto às necessidades administrativas quanto às de formação profissional. Dentre elas destacam-se um auditório principal com capacidade para 700 pessoas e três auditórios menores, para até 110 pessoas cada, que irão integrar o Centro de Formação Profissional e Educação. Seis estúdios de gravação com camarins, preparados para a produção de conteúdos audiovisuais, que serão utilizados na formação de professores e em atividades complementares para os alunos.

Além disso, o prédio conta com salas de reunião e sanitários em cada andar, incluindo instalações para pessoas com deficiência. Salas para Conselhos e Administração – específicos para os conselhos do Fundeb, Alimentação Escolar e Conselho Municipal de Educação – e cada andar conta com uma copa equipada, além de uma área de descanso para motoristas no térreo.

A secretária afirma que o projeto foi concebido com uma abordagem inclusiva e sustentável. O prédio possui três elevadores, além de uma plataforma de acessibilidade para cadeirantes, tanto interna quanto externa. “O prédio foi planejado para ser totalmente acessível”, destaca Anaci Paim, ressaltando também o uso de piso tátil para guiar pessoas com deficiência visual. Outro destaque é a sustentabilidade, a energia consumida será gerada no próprio prédio por meio de captação de energia solar fotovoltaica, promovendo economia e respeito ao meio ambiente.