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Prefeitura lança novo aplicativo para facilitar solicitações de serviços em Feira


- Crédito da Foto: Mário Sepúlveda/ FE - Publicado em: 29 de julho de 2024


Novo app irá substituir o Fala Feira 156 para alguns serviços.

 A Prefeitura de Feira de Santana lançou, na manhã desta segunda-feira (29), o aplicativo Feira Conectada, que tem como objetivo integrar a comunicação entre as secretarias e facilitar a resolução de serviços solicitados pelos cidadãos feirenses.

De acordo com o prefeito Colbert Martins, a tecnologia já é utilizada em outras cidades do país, a exemplo de João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, e em Salvador, dentre outros municípios.

“O que nós queremos é dar um sistema integrado de comunicação para que as pessoas possam se dirigir diretamente à prefeitura através dos seus órgãos, desde um pedido de cartão do SUS, até um serviço de tapa buraco ou recolhimento do lixo. É um sistema que já foi testado e assegurado. Em Campina Grande, ele funciona muito bem, diminuindo o tempo de contato entre o cidadão, o problema que existe e a resposta pela prefeitura”, explicou o gestor municipal.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Substituto do Fala Feira 156

Segundo o prefeito, o novo aplicativo deverá substituir o Fala Feira 156, que é um sistema que atende pelo telefone e vai somente funcionar para o Samu, Defesa Civil, e algumas áreas específicas.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

“O novo aplicativo trará um contato direto através da internet, que irá funcionar em toda a cidade, inclusive na zona rural, pois tem lugares que a pessoa não tem sinal de telefone, mas tem o wi-fi. Algumas secretarias têm um sistema que já funciona há mais tempo e todos eles serão integrados em um sistema único de app, que nós estamos lançando a partir de hoje. Mas todos eles serão integrados. Hoje nós trabalhamos com dados em uma nuvem, que se integram entre si. O que não podemos ter é dados separados. Então alguém que vá fazer uma queixa no Procon, pode também solucionar uma queixa de saúde. Alguém que vá utilizar a Secretaria de Mobilidade Urbana também pode buscar resolver problemas com o lixo. O que estamos querendo é reduzir a demora do atendimento”, destacou Colbert Martins.

Alta Resolutividade

Em entrevista ao Folha do Estado, Jonatas Veras, que é diretor de operações do Feira Conectada, informou que o sistema automatiza todo o processo e já entrega para o executor do serviço.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

“O setor responsável já irá fazer a agenda de rua. Por isso essa premissa de facilitar para o usuário abrir o app e solicitar essa informação em tempo real. Hoje já atendemos a cerca de 2 milhões de usuários em diversas cidades do Brasil e o tempo de resolutividade e resposta é de 24 horas em média. Obviamente, para um serviço mais complexo, que precise de auditoria, por exemplo, pode ser que leve um tempo a mais, mas a nossa premissa é entregar um serviço que tenha pronta resposta para o usuário.”

Para baixar o Feira Conectada basta acessar as lojas de aplicativos para Android ou IOS.

“O usuário pode entrar nas lojas de aplicativos, e assim como baixa o Whatsapp, o Instagram, ele vai digitar Feira Conectada, vai colocar os dados e a partir disso já pode fazer qualquer solicitação. Lembrando que neste momento já temos diversos implementados e no decorrer das próximas semanas estarão sendo agregados novos serviços”, orientou.

Segurança de dados

Jonatas Veras assegurou ainda que o aplicativo é seguro para os cidadãos e não ocupa um grande espaço nos aparelhos celulares.

“Este é um sistema extremamente leve, tem 23 megas. Nós otimizamos, e em até três cliques o usuário pode chegar em qualquer caminho. A premissa é ser fácil, leve, rápido para o cidadão usar de forma simples. A gente segue todas as políticas da Lei Geral de Proteção de Dados, e as informações são armazenadas na nuvem. Na questão da segurança, além de termos um time que está atento a isso, temos políticas de prevenção de vazamento de dados, além disso, os dados internos dos usuários, um funcionário da prefeitura não vai ter acesso aos dados complexos. Além disso, o prefeito vai acompanhar em tempo real o andamento das solicitações e avaliações dos usuários”, salientou.