Bahia, 11 de dezembro de 2024 às 09:11 - Escolha o idioma:

Primeiro reitor da UEFS, médico Geraldo Leite recebe Comenda Maria Quitéria


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 8 de novembro de 2024


Um dos principais responsáveis pela fundação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e primeiro reitor da instituição, Geraldo Leite foi homenageado na noite de quinta-feira (7) pela Câmara de Vereadores.

O médico e educador recebeu, em uma única noite, a Comenda Maria Quitéria, o título de Membro Emérito da Academia de Educação de Feira de Santana, de Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e o certificado de Associado Honorário do Rotary Clube.

A Comenda atendeu a um projeto de decreto legislativo proposto pelo então vereador Lulinha (UB). Ausente do Legislativo, neste momento, coube à vereadora Gerusa Sampaio (UB), a organização da cerimônia.

Presente na solenidade, o professor e tambem ex-reitor da UEFS, Josué da Silva Mello, disse que os primeiros passos e gestos de Geraldo Leite na Princesa do Sertão “já indicavam para que veio”.

Além de atuar em áreas ainda adormecidas da Medicina, também empenhou-se em interiorizar o ensino superior na Bahia, destacou o educador. Dedicado a fundar uma Universidade em Feira de Santana, Geraldo Leite articulou-se com demais acadêmicos para solicitar o investimento ao então governador do Estado.

Graças aos seus esforços, no dia 31 de maio de 1976, “um dos mais gloriosos desta cidade”, foi instalada a UEFS, que completa 48 anos, em 2024, 48 anos. Assim, ele afirma que a Princesa do Sertão pode ser analisada como “antes e depois de Geraldo Leite”.