Publicado em: 20 de fevereiro de 2018
“Sempre estudei em escola pública, portanto, a mensagem que eu quero trazer é que vocês podem. Nós podemos superar as dificuldades mesmo sendo moradores da periferia”, incentivou Rui.
O governador também falou sobre a transformação das escolas estaduais e a importância da participação da família no processo de educação. “Esta parceria traz a inovação para dentro da unidade de ensino. E é isso que queremos fazer com a nossa educação. Ter escolas criativas e inovadoras, que mobilizem as famílias e os professores. Eu acredito, sinceramente, que a educação depende do envolvimento e do incentivo da família e da comunidade”, destacou.
A proposta do Inova Escola é fomentar a experimentação e o desenvolvimento de novos modelos de aprendizagem apoiados por tecnologias digitais buscando contribuir para a transformação da educação brasileira por meio da inovação educativa, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI em estudantes e educadores, ampliando suas perspectivas de futuro.
“Uma Escola do Século XXI é uma escola que trabalha para transformar para a vida e não só para o mercado de trabalho ou vestibular”, explicou o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. O projeto deve se estender a 652 escolas até o meio de 2018 e chegar em todas as escolas da rede estadual até 2019.
Reforma
O agora Colégio Estadual Norma Ribeiro foi completamente reestruturado, passou por pintura geral, troca de portas, recuperação da quadra, biblioteca, reestruturação da cozinha e do espaço de depósito das merendas, e passa a contar com um refeitório, fundamental para uma escola de Educação Integral.
Homenagem
A solenidade de reinauguração contou com as presenças das secretárias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, além do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar. Além das manifestações culturais e exposições realizadas pelos alunos, durante o evento foi feita uma homenagem à servidora pública da Educação, Norma Ribeiro, já falecida. A líder comunitária fez grandes contribuições pela educação do bairro e passa a dar nome à escola.
Parceria
O Inova Escola já é realizado pela Fundação Telefônica Vivo desde 2013 em redes públicas de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com atuação em seis escolas de Ensino Fundamental. A duração prevista para a parceria é de três anos, prazo necessário para a consolidação do processo de inovação pedagógica na unidade. (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)