Bahia, 22 de maio de 2024 às 07:34 - Escolha o idioma:

UFBA lança Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura com solenidade em Salvador. 


- Crédito da Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia - Publicado em: 11 de maio de 2024


UFBA lançou a Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura em solenidade no salão nobre da reitoria, na sexta-feira (10), no bairro do Canela, em Salvador. Além da participação do homenageado, uma aula-show com o pianista José Miguel Wisnik completou o espetáculo. O reitor Paulo Miguez foi o anfitrião do evento, que contou também com apresentações musicais de grupos da universidade.

Um dos principais nomes da música e da cultura brasileira em atividade, Gilberto Gil retornou à UFBA, onde formou-se em Administração em 1964, como patrono da cátedra que irá estimular atividades e reflexões no campo da cultura, em especial nas áreas de gestão, produção, curadoria e políticas e organizações culturais.

“Agradeço a todos os dirigentes dessa instituição pela honrosa escolha de meu nome para batizar mais um posto avançado do ensino superior com essa nova cátedra, dedicada ao desenvolvimento do conhecimento humano”, afirmou Gil. O artista é Doutor Honoris Causa pela Ufba desde 2005, quando ainda era ministro da Cultura e recebeu o título.

“A escolha de Gilberto Gil para nomear e ser homenageado por meio da cátedra foi motivada pelo seu alcance nacional e internacional, e por sua incontestável contribuição ao desenvolvimento do campo da cultura, cujo engajamento não se deu apenas como cantor, compositor e escritor, mas também como gestor, no papel de ministro da Cultura entre os anos de 2003 a 2008”, informou a UFBA.

Cátedra Gilberto Gil será vinculada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), ambos vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA.

Alô Alô Bahia