Bahia, 23 de fevereiro de 2024 às 23:12 - Escolha o idioma:

Venda de vacinas contra dengue cresce no Brasil


- Crédito da Foto: Reprodução - Publicado em: 5 de fevereiro de 2024


No início deste ano, o Brasil obteve um aumento expressivo de 170% nos casos de dengue, totalizando 120.874 registros. Essa cifra contrasta com os 44.752 casos registrados no mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Nesse contexto, as vendas da vacina contra a dengue na rede de farmácias Pague Menos aumentaram em 200% no primeiro mês deste ano. Na Bahia, ainda não há disponibilidade da vacina para a doença, seja na iniciativa privada ou na rede pública.

O Ministério da Saúde foi encarregado de adquirir as vacinas na rede SUS, destinando-as a 115 municípios da Bahia. A quantidade de doses a serem disponibilizadas para o estado ainda não foi divulgada.

Inicialmente, o grupo prioritário será formado por crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, uma faixa etária que, proporcionalmente, registra um maior número de hospitalizações, seguindo os idosos. Para este último grupo, a vacina ainda não recebeu autorização da Anvisa. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.