Bahia, 15 de maio de 2024 às 23:53 - Escolha o idioma:

OSBA inicia comemorações de 40 anos com programação no TCA e no Santo Antônio


- Crédito da Foto: Tallayde Paula e Gabrielle Guido - Publicado em: 7 de janeiro de 2022


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) voltará aos palcos da capital baiana comemorando os seus 410 anos com o “Verão da OSBA”, que será realizado no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, na sexta-feira (7) e sábado (8), às 18h, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no site Sympla.

Já no domingo (9), às 11h, a OSBA finaliza seu Verão na programação do “Domingo no TCA”, na sala principal do Teatro Castro Alves. Os ingressos estarão à venda por R$1 (inteira) e R$0,50 (meia), na bilheteria do teatro, somente no dia, a partir das 9h, com acesso imediato do público à plateia.

Com regência do maestro Carlos Prazeres, o programa dos três concertos do “Verão da OSBA” traz a música do compositor romântico alemão Johannes Brahms (1833-1897) com as obras “Dança Húngara nº 5” e “Sinfonia nº 1 em Dó menor, op.68”.

Para Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, a escolha do programa dos concertos de verão, os primeiros de 2022, está diretamente ligada às comemorações pelos 40 anos da OSBA neste ano. “A primeira sinfonia de Brahms foi apresentada na maturidade do compositor, aos 43 anos, e achamos propício que o primeiro concerto do ano em que a OSBA completa 40 anos traga uma obra que reflita a maturidade”, diz o maestro.

A parte popular do programa do “Verão da OSBA”, que já é tradicional do projeto, faz um passeio por diferentes momentos da música popular brasileira, como “Morena Tropicana” e “Anunciação”, de Alceu Valença; “Pro dia Nascer Feliz”, do Barão Vermelho e “Canto de Ossanha”, de Vinícius de Moraes e Baden Powell; “Bananeira”, de João Donato, além de clássicos do rock como “Rock and Roll All Night”, da banda estadunidense Kiss e “Under Pressure”, da banda Queen em parceria com David Bowie.